terça-feira, 25 de maio de 2010


Por Frederico Vreuls

Famosa por suas belezas naturais, a cidade de Rio das Ostras, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, é também conhecida por acolher anualmente o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Tido como um dos maiores do gênero em todo o Brasil, consagrou-se por trazer desde sua primeira edição músicos de renome nacional e internacional.

O evento, que é realizado desde 2003, chega a sua oitava edição no próximo mês, durante o feriado de Corpus Christi, entre os dias 2 e 6 de junho. As atrações serão distribuídas pela cidade ao longo desses 5 dias, em diferentes horários e locais: às 11:15 h (Praça de São Pedro), 14:15 h (Lagoa do Iriry), 17:15 h (Tartaruga) e 20 h (Costazul). Como sempre, serão apresentações gratuitas ao ar livre e terá pela primeira vez um palco destinado exclusivamente às revelações do cenário nacional.

Estão programados shows de peso, sendo o grande destaque o baixista Ron Carter, que lidera o trio com os músicos Russel Malone (guitarra) e Mulgrew Miller (piano). Carter é um nome consolidado no meio musical, sendo referência em seu instrumento, o baixo acústico. Com carreira ativa desde o inicio dos anos 60, possui uma extensa discografia, tendo gravado e se apresentado com importantes figuras da música, tendo inclusive sido integrante da formação do famoso quinteto de Miles Davis.

Outros exemplos da qualidade do casting são o cantor e gaitista Rod Piazza e o indefinível baixista T.M. Stevens. Ao lado de sua banda The Mighty Flyers, é considerado um dos grandes nomes do blues californiano. O segundo traz uma mistura de estilos, como o funk, jazz, rock, reggae e percussões afro, e virá acompanhado de Cindy Blackman, Delmar Brown e Blackbyrd McKnight.

Muito esperado também é o show conjunto dos guitarristas Stanley Jordam, um dos pioneiros na técnica "2 hands", com o brasileiro Armandinho Macêdo, tocando bandolim e guitarra baiana. Outros brasileiros reconhecidos são Raul de Souza e André Christóvam.

Além desses citados, participam também do festival: Glen David Andrews, Michael “Patches” Stewart, The Michael Landau Group, Victor Bailey Band, Joey Calderazzo Quartet, Brazilian Blues Band, Plataforma C Instrumental e Rio Jazz Big Band & Taryn.

Para mais informações a respeito do festival ou de serviços e estadias, acesse o site: http://www.riodasostrasjazzeblues.com/

Nenhum comentário: